Foi defenestrado em 1732. A população passou a usar Luís Vahia Monteiro como referência de coisa que aconteceu há muito tempo, anacrônica, daquele tempo em que as autoridades governamentais mantinham certos preceitos atualmente em desuso.
quarta-feira, janeiro 31, 2007
No tempo do Onça
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Convento do Carmo
O Convento do Carmo, erguido em 1619 foi, por muito tempo, a maior edificação da cidade. Com a chegada da família real, em 1808, os carmelitas foram forçados a ceder seus aposentos para abrigar a rainha dona Maria, cognominada "a Louca", que ali veio a falecer em 1816.
As instalações pertencem, hoje, à Faculdade Cândido Mendes que construiu, ao lado, uma torre envidraçada, mas conserva a antiga fachada do prédio do convento.
Na foto da esquerda, pode-se ver, ainda, a Igreja de São José e, ao fundo, o Morro do Castelo. Na foto da direita, vê-se a torre envidraçada do edifício da Rua da Assembléia 11.
quarta-feira, janeiro 10, 2007
Veja ilustre passageiro...
Veja, ilustre passageiro,
o belo tipo faceiro
que o senhor tem a seu lado.
E, no entanto, acredite,
quase morreu de bronquite.
Salvou-o o Rhum Creosotado!
quarta-feira, janeiro 03, 2007
Copacabana Palace
A foto de meu pai no alto do morro do Cantagalo mostra Copacabana em 17 de junho de 1923, pouco antes da inauguração do Copacabana Palace. Pode-se notar que o morro do Inhangá, além de interromper a Av. Copacabana, chegava até à praia. Esse morro foi quase totalmente removido, restando, hoje, apenas uma parte (compreendida entre a Avenida Copacabana, e ruas Inhangá, Barata Ribeiro e Rodolfo Dantas) em cuja encosta se situa a Rua Gen Barbosa Lima, e, ainda, um resquício encoberto pelos prédios da quadra limitada pelas avenidas Copacabana e Atlântica, e ruas Fernando Mendes e República do Peru. Onde existia o morro ao lado do Hotel, está instalada a sua piscina, o anexo, e o conjunto que inclui o edifício Chopin.
O hotel, inaugurado em 13 de agosto de 1923 pelo empresário Octávio Guinle, foi o primeiro grande edifício de Copacabana. O prédio,