quarta-feira, agosto 26, 2009

Campo de São Cristovão

Charles Dunlop nos conta que o Campo de São Cristovão era uma área suja e cheia de capim onde o Exército, às vezes, se exercitava. A iluminação era escassa e, quase diariamente, os jornais noticiavam assaltos na região.

O Prefeito Pereira Pasos resolveu reformá-lo. O local foi limpo, árvores foram plantadas, canteiros foram preparados. Alamedas de roseiras e alguns repuchos surgiram.

Finalmente, no domingo 11 de dezembro de 1906, foi inaugurado oficialmente. Desde a véspera fora enfeitado com galhardetes e folhagens. As autoridades percorreram o parque e, no coreto construído a um canto da praça, o Prefeito entregou, ao povo de São Cristovão, o Campo totalmente transformado.

“Estava, incontestavelmente, um primor” conclui Dunlop.




quarta-feira, agosto 19, 2009

Antes da Av. Pres. Vargas

A foto aérea mostra trecho do centro da cidade onde seria aberta a Av. Presidente Vargas, inaugurada em 7 de setembro de 1944.

À esquerda vê-se a cúpula da Igreja da Candelária. Todos os quarteirões que ficavam em seu alinhamento foram demolidos e convertidos na pista central, e as ruas que delimitavam estas quadras passaram a constituir o que hoje são as pistas laterais da Avenida.

É de se notar o traçado inclinado da Rua Miguel Couto e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, destruída para a construção da Avenida.

quarta-feira, agosto 12, 2009

Bonde Ipanema



O bonde Ipanema prepara-se para sair de seu ponto final na Rua Teixeira de Melo, e tomar à direita na Rua Visconde de Pirajá. Reparem que há um banco na calçada, para uso dos passageiros que aguardavam o transporte. Não há indicação de data no postal, mas acredito que seja da década de 1940.

Na foto seguinte, já em 1950, vê-se um bonde em detalhe, inclusive com alguns passageiros de pé entre os bancos.








quarta-feira, agosto 05, 2009

Morro do Castelo e Ilha de Villegaignon


Curiosa foto tirada do Morro do Castelo em direção à Niterói, no início do século passado. A Igreja de Santa Luzia é vista de fundos, e sua praia já apresenta sinais do primeiro de vários aterros nesta região.

A ilha que se vê no meio da foto é Villegaignon. Entre a ilha e o continente foi construído o Aeroporto Santo Dumont.

A segunda foto, do Google Maps, mostra a igreja assinalada com um ponto preto, e a Ilha de Villegaignon _também já acrescida por aterros_ onde, desde 1938, está a nossa Escola Naval.