terça-feira, dezembro 19, 2006

Copacabana

Até o início do séc XVII, Copacabana era conhecida como Sacopenapã (caminho dos socós _ ave pernalta, da família dos ardeídeos, abundante nas restingas do Rio de Janeiro).

Comerciantes bolivianos, que vieram mercadejar objetos de prata, trouxeram uma imagem da Virgem de Copacabana, santa venerada nas margens do lago Titicaca, na fronteira da Bolívia com Peru. Em quíchua, idioma dos descendentes dos incas, Copacabana significa Mirante do Azul. Os pescadores de Sacopenapã ergueram uma capelinha sobre a rocha para acolher a imagem.

Salvo de um naufrágio por milagre atribuído à santa, o bispo dom Antonio do Desterro fez construir uma igreja, em 1746, para substituir a construção dos pescadores. A santa, ao atrair romarias por mais de 150 anos, acabou por dar nome ao bairro.

A igrejinha foi demolida em 1908 para a construção do Forte de Copacabana, obra inaugurada em 1914, e a imagem está, hoje, na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, na Praça Serzedelo Correia. Esta nova igreja está em um prédio que ocupa o terreno da anterior, e cuja torre pode ser vista na foto da década de 1920.

Nenhum comentário: