quarta-feira, abril 11, 2007

Igreja da Glória

Construída a partir de 1714, em local de muita importância na historiografia carioca, a igreja de NªSª da Glória do Outeiro, descortina linda vista sobre a baía.

No local, então chamado morro do Leripe, havia o forte de Biroaçumirim _com muitos franceses e artilharia_ quando foi conquistado, em 20 de janeiro de 1567, pelos portugueses sob o comando de Estácio de Sá. Essa vitória veio consolidar o domínio luso na cidade, embora tenha custado a vida de Estácio, ferido mortalmente por uma flexa no rosto.

A igreja, que veio substituir uma antiga ermida, foi construída pela Irmandade de NªSª do Outeiro. Terminada em 1738, tem característica marcante de sua arquitetura o fato de ter sua planta constituída de dois octógonos. Exibe azulejos datados de 1743 (e atribuídos a Mestre Valentim) em 61 painéis que decoram a nave, o altar-mor, a sacristia e o coro da Igreja.

Com a chegada da corte portuguesa, em 1808, igreja ganhou enorme prestígio. Era a preferida da família Real. Foi nela que, em 1819, D.João VI trouxe a neta, princesa Maria da Glória, para a cerimônia da Consagração. A partir daí, todos os membros da familia Bragança, nascidos no Brasil, foram consagrados na Igreja da Glória. D. Pedro II outorgou à Irmandade o título de Imperial que ainda conserva, mesmo na república.

Um comentário:

Coração disse...

Sou carioca e não sabia de 1% das coisas que aprendi em seu blog. Obrigado. E agora, quando voltar ao Rio - estou em Portugal, vou ter que visitar algumas dezenas de lugares onde jamais fui! :)

Abs

Gustavo Campos