quarta-feira, julho 23, 2008

Curva da Amendoeira


Desde menino, acostumei-me a conhecer como «curva da amendoeira» a que une as avenidas Beira Mar e Oswaldo Cruz. Havia até uma revenda de automóveis com esse nome, ali por perto. Outra grande revenda de máquinas, a PROPAC, possuía até oficinas no local.

Curioso que minha busca, na internet, por fotos e referências a ela obteve poucos resultados. No entroncamento ficava o monumento a Cuauthémoc, antes da construção do Aterro do Flamengo (que tem o nome oficial de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, um remanescente do episódio dos "Dezoito do Forte" e criador do Correio Aéreo Nacional).

Na foto inicial pode-se ver o posto de serviço da Texaco e a amendoeira ultrapassando, em altura, o galpão da PROPAC. Nas imagens coloridas, temos uma visão atual da árvore e da placa colocada pela Prefeitura que, sem fazer alusão à sua fama, diz: «AMENDOEIRA - Terminalia catappa L. - Árvore declarada imune ao corte pelo Decreto 22.656 de 18/02/03. Nativa da Ásia e África, também conhecida como "Sete copas" possui copa densa e ampla proporcionando magnífica sombra Além de frutos comestíveis, oferece abrigo e alimentação para a fauna. Ajude a protegê-la.Fundação Parques e Jardins 2221-2374».







Nenhum comentário: