quarta-feira, setembro 10, 2008

Corcovado


Foi no século XVII que a pedra ganhou o nome de Corcovado. Até então era conhecida como Pináculo da Tentação, designação que teria sido dada por Américo Vespucio, em 1502, como referência à passagem bíblica em que o diabo oferece, no alto de uma rocha, riquezas a Cristo.

Consta que D. Pedro I atingiu o seu cume, a 704m de altitude, graças à abertura de uma trilha por ação de engenheiros militares chefiados pelo próprio imperador. Depois desta trilha inicial, o pico começou a ser freqüentado e o caminho, incrementado.

Uma estrada de ferro começou a ser construída em 1882. A primeira etapa, que ia do Cosme Velho às Paineiras, foi inaugurada em 1884 por Pedro II. O caminho de ferro foi concluído em 1885, com uma extensão de 3.800m, percorridos graças a uma locomotiva a carvão. No alto do morro havia sido construído um pavilhão, de cujo telhado cônico surgiu a designação dada pelos cariocas: chapéu de sol.

Consta que a idéia de ali construir um monumento religioso teria partido do padre Pedro Maria Boss, em visita à cidade em 1859. A idéia teria sido apoiada pela princesa Isabel, mas de nada resultou.

Em 1921, por ocasião dos preparativos para o centenário da independência, o cardeal Arcoverde retomou a idéia, como uma forma de demonstrar a presença do catolicismo no país, apesar de a República ter separado a Igreja do Estado, transformando-o em laico.

Em 4 de abril de 1922 é lançada a pedra fundamental do monumento; e, no ano seguinte, lançado um concurso para a escolha do monumento. Concorreram propostas de José Agostinho dos Reis, Adolfo Morales de los Rios e Heitor da Silva Costa que teve seu projeto escolhido. O desenho da estátua é de Carlos Oswald e sua execução ficou a cargo do escultor francês Paul M. Landowski. As obras foram iniciadas em 1926, e a inauguração ocorreu em 12 de outubro de 1931. O arranjo que faria com que a iluminação fosse acesa por Marconi, desde seu iate nas costas da Itália, falhou; mas o incidente foi contornado por Rinaldo Franco, da equipe do engenheiro Gustavo Corção, que acionou, à mão, o interruptor.

A estátua tem 30m de altura sobre um pedestal de 8m que contém uma capela. É coberta por um mosaico em pedra sabão. Elevadores e escadas rolantes foram instaladas em 2003 para conforto dos passageiros que desembarcam do trem com tração elétrica (desde 1909) que parte do Cosme Velho.

As fotos mostram: o topo do Corcovado, com detalhe do Chapéu de Sol em 1906 e vista do mirante. E, abaixo, ainda na década de 1930, onde se vê o pavilhão, às costas do Cristo.




Nenhum comentário: