Esta fábrica, pertencente à Companhia de Fiação e Tecelagem Corcovado, foi fundada por José da Cruz, em 1889, em terras da antiga chácara de João Calhau. O estabelecimento ficava na atual Rua Jardim Botânico.
Na região, até então ocupada por chácaras e sitios, surgiram estabelecimentos fabris a partir da criação de linhas de bonde em 1871. Em
Durante a administração do Prefeito Carlos Sampaio (1920-1922) foram realizadas obras de saneamento na orla da Lagoa pelo sanitarista Saturnino de Brito, além da cessão de terrenos para a construção do Jockey Club Brasileiro.
A fábrica da Cia Corcovado encerrou suas atividades na década de 1940 e teve seu terreno desmembrado em lotes para a construção de moradias, já de população de maior poder aquisitivo que os operários.
A foto de Marc Ferrez mostra a fábrica como vista da fonte da saudade. Na foto do alto do Corcovado pode-se ver a fábrica, o Jardim Botânico, a Rua Pacheco Leão e a própria Rua Jardim Botânico.
ola,meu bisavô trabalhou na fábrica de tecidos corcovado,vc saberia me dizer onde posso achar fotos antigas de operários,ou quem sabe livro de funcionários dessa fábrica?
ResponderExcluirSou pesquisadora, e estou batendo cabeça, pq aqui no Rj, ninguém sabe informar para onde foram levados os docs dessa fábrica.
Abraços