quarta-feira, dezembro 23, 2009

Bairro Peixoto

Fica em terras adquiridas pelo comendador português Paulo Felisberto Peixoto da Fonseca. Chegado ao Rio em 1875, já em 1903 começou a comprar terras entre os morros de São João e Cabritos. Logo, possuía uma chácara com lagoas, árvores frutíferas e gado. Ocupava o espaço hoje limitado pelas Ruas Henrique Oswald, Santa Clara, Tonelero e Siqueira Campos.

Na esquina das atuais Tonelero e Siqueira Campos montou um local de venda de leite; fornecia, também, capim para os estábulos então existentes em Copacabana.

Não tendo descendentes, Peixoto doou suas terras, em junho de 1938, para cinco instituições de caridade: a Associação Asilo São Luis para a Velhice Desamparada, a Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D.Pedro V, a Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, a Casa dos Expostos, e o Hospital Nossa Senhora das Dores.

A área foi urbanizada e, por exigência de Peixoto, inexiste comércio e as construções não deveriam ter mais que 3 pavimentos. Esta última exigência seria alterada, pelo Prefeito Mendes de Moraes (1947-1951), para 4 andares.

A praça construída na área leva o nome de Edmundo Bittencourt (1866-1943) o advogado, jornalista, fundador e proprietário do jornal Correio da Manhã, criado em 1901 e que existiu até 1974.

O Comendador Peixoto faleceu em novembro de 1947. A foto abaixo mostra os limites de suas terras.




Nenhum comentário: