quarta-feira, janeiro 13, 2010

Centro - Vista Aérea


A foto, tirada por nossa Aviação Naval, mostra o centro da cidade a partir dos arredores da Praça XV em data entre 1916 e 1923.

A enorme construção à esquerda, ao pé da foto, é o Mercado Municipal construído pelo Prefeito Pereira Passos e demolido para a passagem da perimetral. Hoje, resta apenas a torre da esquerda, junto ao mar, onde ficava e continua o Restaurante Albamar.

Mais à direita vê-se o Cais Pharoux e o hotel do francês Luís Adolpho Pharoux a quem se deve o nome do cais. No centro inferior da foto está a Praça XV de Novembro que exibe o chafariz que hoje está no lugar do Palácio Monroe, depois de uma temporada na Praça da Bandeira. O chafariz de Mestre Valentim está à direita, em meio a árvores. A estátua de Osório está, também, cercada de árvores, bem como o coreto que ficava à frente do edifício do Paço, que se destaca, e ainda com apenas dois andares (o terceiro seria construído em 1930).

Na Rua Primeiro de Março, podemos distinguir, da esq. para a dir., a Igreja de São José e a Cadeia Velha (onde ficava e ainda fica, em novo prédio, a Assembléia Legislativa); a rua entre elas é a da Assembléia que se dirige ao Largo da Carioca, onde se encontra com a Rua da Carioca. Em seguida, temos a Rua Sete de Setembro que, na esquina da Primeiro de Março se mostra entre o Convento do Carmo e a Igreja de Na.Sa. do Carmo que, na época, era a Catedral da cidade. Prosseguindo, à direita, pela Primeiro de Março, avistam-se duas torres sineiras na Rua do Ouvidor: a da esquerda pertence à Igreja de Na.Sa. da Lapa dos Mercadores; a outra, à Igreja da Sta Cruz dos Militares. Ainda caminhando para a direita vêem-se as ruas do Rosário, Buenos Aires, e Alfândega; a primeira termina na frente da Igreja do Rosário, na Rua Uruguaiana; a segunda chega até o Campo de Santana, passando, na esquina da Av. Passos, pela enorme igreja da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Ainda vê-se, mais à direita,, a Rua Senhor dos Passos (que começa na Av. Passos), e um trecho da Rua da Alfândega, todas terminado na Praça da República (ou Campo de Santana).

No final da Rua da Carioca estão o Hotel Rio e a Praça Tiradentes. Na Av. Rio Branco, à esquerda da foto, divisa-se, além da Biblioteca Nacional, a _então_ Escola Nacional de Belas Artes a encobrir grande parte do Theatro Municipal. Mais à direita, distingue-se o prédio do Hotel Avenida.

Não só o Morro do Castelo (entre a Biblioteca Nacional e o Mercado) como o Morro de Santo Antonio (entre a Rua Evaristo da Veiga e a Praça Tiradentes) ainda são bem visíveis nesta esplêndida foto.

Nenhum comentário: