quarta-feira, setembro 22, 2010

Lagoa Rodrigo de Freitas




A foto que ilustra este post é uma interessante vista aérea da Lagoa Rodrigo de Freitas por volta de 1936. Para comparação, mapa do Google que mostra o mesmo trecho nos dias de hoje.

Na região que vai do Clube dos Caiçaras, junto ao canal do Jardim de Alah, até a Ilha do Piraquê, onde fica o Departamento Esportivo do Clube Naval, pode-se notar que já estava delineado até onde iria o aterramento, junto ao Caiçaras; na margem, a favela conhecida como da Praia do Pinto (onde hoje está a quadra chamada "selva de pedra", nome tomado de uma novela da TV Globo). O campo do Flamengo ficava bem junto à Lagoa; e não era raro as bolas irem parar dentro da Lagoa...

Vejam, ainda, que faltam pistas ao Joquei Clube, e tanto a Ilha do Piraquê quanto a do Caiçaras eram bem menores, bem antes de terem crescido muito graças a aterros proporcionados, inclusive, pelo entulho resultante da construção do Túnel Rebouças (1962-1967).

O trecho do bairro Jardim Botânico entre o Joquei e o Morro da Saudade ainda bastante ralo de moradias. As instalações da Hípica e do Clube Militar ainda a construir.

A margem desde a Curva do Calombo até o Corte de Cantagalo muito pouco habitado, até pela favela que cresceria onde hoje está o Parque da Catacumba que herdou o nome da favela removida.

A impressionante a redução da área da Lagoa pode ser observado, comparando-se a foto com o mapa.

Nenhum comentário: