quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Esquina Dr. Sobral Pinto

Esquina Dr. Sobral Pinto

No Largo da Carioca, junto ao início da Rua da Carioca há uma placa, dessas azuis que dão o nome do logradouro, com os dizeres “Esquina Dr. Sobral Pinto”.

Parece-me a única esquina da cidade com designação. Embora tenha pesquisado em várias fontes, não consegui saber quem a colocou e por qual razão.

Existem, no Rio, três logradouros que o homenageiam: uma Avenida, na Barra da Tijuca (CEP 22630-005); uma Rua, no Vidigal (CEP: 22452-160), e uma Travessa, na Penha Circular (CEP: 21011-720).

O Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto nasceu em Barbacena, MG, em 1893. Passou a adolescência em Nova Friburgo, RJ, onde frequentou o Colégio Anchieta, dos jesuítas. Fez o curso de Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, formando-se em 1917.

Ficou conhecido quando defendeu o Copacabana Palace, planejado para ser concluído a tempo dos festejos do Centenário da Independência, mas que só foi inaugurado em 1924, ocasião em que o Governo tentou acabar com o jogo, o que traria grande prejuízo para seus proprietários, os Guinle.

Apesar de católico praticante, de ir à missa todas as manhãs, aceitou defender o comunista Luiz Carlos Prestes envolvido na Intentona Comunista de 1935. Chamou muito a atenção quando, ao defender o alemão Harry Berger, torturado pela Polícia, apelou para a Lei de Proteção dos Animais.

No fim de sua carreira, convidado pelo Presidente Juscelino Kubitschek para o Supremo Tribunal Federal recusou para evitar pensarem que seu interesse na posse do Presidente ocultasse algum interesse pessoal.

Faleceu, no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1991.


Nenhum comentário: