quarta-feira, agosto 10, 2011

"Casa dos Bichos" - Mansão Dias Garcia

A foto de 1979 mostra o escritório da VEPLAN em uma das casas que marcaram a Avenida Atlântica.

Construída pelo conde Antonio Dias Garcia (1859-1940), que tinha emigrado para o Brasil e graças a seus esforços a partir da parceria em uma loja de ferragens, conquistou seu lugar na sociedade, e graças às suas benemerências, veio a receber, em 1928, o título de Conde, concedido pelo papa Pio IX e por intermédio do Cardeal Arcoverde do Rio de Janeiro, e o grau de Comendador da Ordem e Instrução e Benemerência, concedido pelo governo português e proposto pelo ministro da Instrução Nacional. A casa, plantada em terreno que ia até a Rua Domingos Ferreira, foi morada da família Dias Garcia até o final da década de 1960.

Vários animais existiam em seus jardins, o que fazia a alegria das crianças que se aboletavam no muro de pedra da “casa dos bichos” para admirá-los. Veja foto, publicada pela Revista LIFE, quando da visita de Wald Disney e sua equipe ao Rio de Janeiro.

Contam que para a instalação da VEPLAN o muro foi retirado, tendo suas pedras numeradas para posibilitar um eventual restauração. Depois de algum tempo foi a casa demolida para a construção do Hotel Marriot, inaugrado em 2001.




2 comentários:

Joy disse...

Oi Carlos!
Parabéns pelo seu blog, já coloquei entre os favoritos!!
Acho que a família ficou lá até a década de 70. Meu irmão tinha um amigo que lá morava e lembro de levarmos ele lá para brincar pelo menos até 1973/74.

abraços
Joy

Rodrigo Arte disse...

Boa noite:

Legal o blog!
O encontrei por uma imagem sobre RIO ANTIGO...
Também sou daí_só que resido no sul há bastante tempo.
Sobre a foto acima: lembro de tal casa, como de muitas coisas de COPACABANA. Ia muito quando menor. O senhor publicou uma da praça SERZEDELO CORREIA, não? Ia muito junto à tal_onde tinha uma dentista.
Em relação ainda à gravura acima... Então o ícone WALT DISNEY veio ao Brasil_legal! Faço alguns trabalhos artesanais (uns com FOTOS) e ele é uma das celebridades.
E em COPACABANA (mais para o LEME): havia uma edificação há MUITO TEMPO (anos 80_ou antes), onde uma construção começou a ceder/entortar quase atingindo uma casa ao lado (me parecia que fosse um HOTEL!)... Achava aquilo tão fascinante; deve ter algo lá mais atual.
Como um carioca meio que fajuto, conheci pouca coisa de lá (risos): e um dos shoppings que nunca fui e que imagino ser mara é o SHOPPING CASSINO ATLÂNTICO.
Seria isso. E caso venhas/conheça POA, irás gostar: se conheces melhor ainda.

Abraços,
Rodrigo Rosa