sexta-feira, dezembro 08, 2006

Rua do Sucussarará

A questão da denominação dos logradouros sempre foi confusa, no Rio antigo. À medida que os caminhos iam sendo delineados, recebiam nomes que o povo lhes dava, ora motivado por um aspecto local, ora com a profissão, ou o nome, de seu primeiro ou mais proeminente morador. Estas designações eram fluidas, sendo substituídas quando um novo fato ou personagem impressionava o imaginário popular. Era comum, também, uma rua ter várias designações, uma para cada trecho.

A Rua do Ouvidor, nascida em 1578 como o Desvio do Mar, teve vários nomes até que, nos meados do século XVIII passou a, nela, ter residência o ouvidor real. A esquina com a Rua da Quitanda — assim designada graças a um estabelecimento localizado na esquina da Rua da Alfândega — foi conhecida como Canto do Tabaqueiro, em razão da tabacaria ali existente.

No início do século XIX, o trecho da Rua da Quitanda compreendido entre a Ouvidor e a Rua do Cano (atual Sete de Setembro) era chamado de Rua do Sucussarará. É que ali havia se instalado um médico inglês, especializado em hemorróidas, que — com o seu português arrevesado — fazia, a todos os seus clientes, a mesma promessa.

2 comentários:

Didática - Professor Márcio disse...

Caraca, Carlos seu blog é muito legal...e muito interessante.
Abraços
Márcio

Cristina Reis disse...

Adorei o seu blog! A Rua Sucussarará é hilária. Aprendi muitas coisa sobre a história antiga da nossa cidade. Meus Parabéns!