quarta-feira, maio 28, 2008

Igreja da Ordem 3ª do Carmo

A Ordem Terceira do Carmo foi fundada em 1648, e funcionou na capela que existia nos fundos do convento do Carmo.

A irmandade resolveu, em 1752, erigir sua igreja em um terreno da Rua Direita que havia recebido em doação. As obras, seguindo projeto atribuído ao Mestre Manoel Alves Setúbal, duraram de 1755 a 1770, ficando as torres por construir. O interior seguiu projeto de Frei Xavier Vaz de Carvalho. A porta principal e uma lateral em pedra de Lioz foram encomendadas a canteiros em Portugal, sendo instaladas em 1761. Em 1770 foi a igreja inaugurada com missa.

Trabalharam em seu interior não só mestre Valentim como seu professor, o mestre Luís da Fonseca Rosa, autor do retábulo do altar-mor. Mestre Valentim construiu, em 1772, o altar-mor da Capela do Noviciado; e, em 1773, o altar em estilo rococó de NªSª das Dores.

As torres sineiras só foram construídas de 1847 a 1850, projetadas pelo arquiteto Manoel Joaquim de Melo Corte Real, professor da Academia Imperial das Belas Artes.

A aquarela de Thomas Ender mostra as igrejas vistas da Rua Direita (atual Primeiro de Março) em 1820. É de se notar o Beco dos Barbeiros, na lateral da igreja da Ordem 3ª; a passarela que cruzava do Paço para o Convento do Carmo; e o morro do Castelo, ao fundo. Na foto se vê detalhe do portal trazido deLisboa em 1761; o medalhão representa São Francisco e a Virgem com o menino Jesus.


Nenhum comentário: