quarta-feira, abril 22, 2009

Calçadão de Copacabana


Pouca gente, mesmo dentre os que viveram aquela época, lembra-se, com precisão, de como era a Avenida Atlântica antes do alargamento feito na década de 1970.

O atual calçadão junto aos prédios abarca o que era não apenas a pista de rolamento mas também as duas calçadas que a ladeavam.

A primeira foto mostra um postal da década de 1950. A segunda foto, obtida durante a obra, já deixa perceber que, junto à calçada, no lugar onde havia areia, se estende o que viria a se tornar o calçadão entre as pistas de rolamento. (Sob esse calçadão central, está instalado o coletor condutor do esgoto à elevatória Parafuso, na altura da Rua Alm. Gonçalves, que o recalca para o emissário submarino de Ipanema.)

A terceira foto mostra a cantoneira de pedra abaulada que, na primeira foto ficava entre a areia e a calçada, e agora separa o estacionamento do calçadão junto aos prédios. Reparem que o ralo, mostrado nesta última foto, marca o lugar da sarjeta da antiga pista, justo onde ela terminava e começava a calçada junto à areia.





Nenhum comentário: