Quando da construção da Av. Central, hoje Rio Branco, existiam dois clubes dedicados às corridas de cavalos: o Jockey Club e o Derby Club (o primeiro, fundado em 1868; o segundo, em 1885). A sede do Jockey foi construída na esquina da Avenida com a Almirante Barroso, fronteira ao Clube Naval, como mostrado na foto da revista LIFE.
A seu lado, e próximo à Escola Nacional de Belas Artes, hoje Museu, ficava a sede do Derby Club. Na foto abaixo, vê-se os dois clubes e uma nesga da ENBA.
Em 1932, os dois clubes fundiram-se formando o Jockey Club Brasileiro. Nova sede social, projetada por Lucio Costa, na década de 1950, foi construída em um prédio que ocupa toda a quadra compreendida pelas Rua Primeiro de Março, Av. Nilo Peçanha, Rua Debret e Av. Almirante Barroso. O arquiteto “destinou à sede a cobertura e a fachada principal, ficando as três outras para renda e o miolo do edifício, em todos os andares, para estacionamento - mais de 700 vagas” (in “Lucio Costa: Registro de uma Vivência” pg. 420). Desenho da fachada na figura abaixo.
No local até então ocupado pelos dois prédios da Av. Rio Branco, foi construído, em 1981, o Edifício Linneu de Paula Machado, nome do primeiro presidente após a fusão..
Nenhum comentário:
Postar um comentário