quarta-feira, junho 23, 2010

Clube de Engenharia





Às 13 horas de 14 de fevereiro de 1906, o centro da cidade foi surpreendido pelo fragor da queda do edifício do Clube de Engenharia que estava a ser construído na Av. Central (atual Rio Branco). Os operários, apanhados de surpresa, não tiveram tempo de fugir. Há foto de Malta mostrando como ficou o que era o edifício, cuja obra já atingira o terceiro andar. A Polícia abriu um inquérito mas, dias depois, com o início do Carnaval, o problema foi esquecido pelo público. Parece que a conclusão foi por a culpa em um Mestre-de-Obras.

Concluída a construção pela empresa R.Rebecci & Cia, o Clube projetado pelo Arq. Heitor de Melo, foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1910.

O prédio era bastante pequeno, sendo substituído pelo que, atualmente, ocupa o mesmo lugar, na esquina da Av. Rio Branco com a Rua Sete de Setembro

O jornal O GLOBO, de 18 de novembro de 1953 noticiava: ''Na ordem do dia carioca a discussão sobre a nova marquise do Clube de Engenharia. Diz-se que, na ânsia de ser original, o arquiteto compôs um monstro sem originalidade alguma, de bocarra aberta, ameaçando os transeuntes. Para mim, é uma porta de ratoeira, que baixará ao tentar algum rato penetrar no clube.'' (Gabino Duque).

Realmente, a novidade causou verdadeiro frisson na população. Hoje, me parece, o morador do Rio não se importaria tanto com este detalhe, pois a cada dia, mais suja e emporcalha a sua cidade.










Nenhum comentário: