quarta-feira, junho 09, 2010

Clube Naval

O anunciado centenário é o da inauguração do prédio de número 180 da Avenida Central, hoje Rio Branco.

Projetado em estilo eclético pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi (1844,Turim -1915, Rio), e construído por Bezzi e pelo arquiteto Heitor de Mello (1875 -1920), em terreno selecionado quando do traçado da Avenida Central, na esquina da Rua de São Gonçalo, depois Av. Almirante Barroso. Heitor era filho do Almirante Custódio de Melo

O prédio, inicialmente, tinha apenas quatro pisos, como se pode ver na foto acima. Mais dois andares lhe foram acrescentados desde então. O quinto andar foi levantado em 1928 e, o sexto, completado em 1939. Hoje, apresenta-se como mostrado na foto abaixo. É de se notar o crescimento dos oitís plantados na calçada.

No terceiro andar fica o salão nobre, com 150 metros quadrados, e decoração estilo Luis XV. Uma falsa clarabóia recebe iluminação artificial. As paredes apresentam pinturas de Helios Seelinger, e representam desde o céu até o fundo do mar; na superfície, vê-se a evolução de nossa Marinha, da caravela ao encouraçado e, abaixo, o fundo do mar, com sereias, nereidas e ninfas.

Em 1987, o prédio foi tombado pela Prefeitura da cidade.

Fundado, em 12 de abril de 1884, pelo então Capitão-de-Fragata Luiz Philipe de Saldanha da Gama, Oficial que se tornaria personagem de estatura nacional, o Clube Naval tem sido parte ativa e relevante na vida do país, tanto no final do Império quanto nos acontecimentos da República.




Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Comte Carlos Henrique Brack, receba as nossas mais sinceras e carinhosas saudações Clubísticas!
Gostaria de convidá-lo para conhecer o nosso novo ambiente de trabalho na Recepção de nossa centenária sede social, que foi concebido para proporcionar apoio estratégico aos visitantes, assim como tal, e principalmente ao quadro de associados do Clube Naval. Como base de nosso trabalho, podemos agora contar com as mais completas e valiosas informações catalogadas em seu ´site´, através consulta rápida e precisa sobre as mais diversas "Curiosidades Cariocas".
Desde já agradecemos a sua valorosa colaboração.