quarta-feira, agosto 22, 2007

Pequeno Jornaleiro

Obra do caricaturista Fritz, pseudônimo de Anísio Oscar Mota (1895-1969), homenageando os garotos que vendiam jornais pelas ruas do Rio. Iniciativa do vespertino A Noite, foi inaugurada em 1º de junho de 1933, num pequeno largo existente na confluência das ruas Ouvidor e Miguel Couto junto à Av.Rio Branco.

Consta que a estátua representa o menino José Bento de Carvalho, que aos dez anos, percorria as ruas vendendo jornais. Cantava o dia inteiro, e era famoso pela celeridade com que subia nos bondes e atravessava as ruas da cidade, a apregoar, aos gritos, as manchetes do dia.

Hoje, o monumento está na Rua Sete de Setembro, entre a Av. Rio Branco e a Rua Gonçalves Dias.

2 comentários:

Odisseias - Kenia de Aguiar Ribeiro disse...

Olá Carlos, gostei muito da sua explicação sobre a estátua do pequeno jornaleiro. Fiz um ensaio fotográfico no Rio em 2006 e gostaria de partilhar com você. As fotos estão em http://www.kenia.art.br/galeria/thumbnails.php?album=182.
Nas duas fotos que fiz da estátua coloquei na legenda um link para o seu texto, ok? Obrigada.

jccmotta disse...

Ola Carlos, obrigado por estampar a foto. Fritz, Anisio Oscar da Motta, foi meu avô. Papai e eu, durante anos, quando saiamos para almoçar, passavamos a mão no bronze, que ficava na Rio Branco quase esquina de Ouvidor. Ele dizia que dava sorte. Tenho um lindo bronze e diversos desenhos de vovo que guardei até hoje.
Obrigado pela lembrança.
Jose Carlos da Costa Motta