quarta-feira, outubro 17, 2007

Rua do Sabão e suas Igrejas

A pista lateral da Av. Presidente Vargas, lado ímpar, era a Rua Gen. Câmara, antes Rua do Sabão. A ela se referia a antiga canção inspirada no «Vem cá, Bidú» (Cai, cai, balão,/Na Rua do Sabão./Não vou lá, não vou lá, não vou lá,/Tenho medo de apanhar).

Sua origem remonta ao séc XVII, um caminho que se estendia da praia aos campos da cidade, atravessando alagados. Antes de ser Rua do Sabão, devido ao armazém de sabão alí instalado ainda nos tempos coloniais, foi Caminho para a Candelária

A Igreja do Senhor do Bonfim do Calvário originou-se de uma capela construída na esquina da Rua da Vala (atual Uruguaiana). Foi uma das primeiras que se edificaram no Rio do séc XVIII, e que teve o mesmo fim que a Igreja de São Pedro, na rua ao lado, demolida para dar lugar à pista central da Av. Presidente Vargas.

O mesmo fim teve uma igreja da Rua do Sabão, a dedicada à NªSª da Conceição, construída pelo Cônego Antonio Lopes Xavier em 1757. Tinha a seu lado um asilo e um cemitério onde esteve enterrado, por algum tempo, os restos do Almirante Joaquim José Inácio de Barros, o Visconde de Inhaúma, membro de sua Irmandade.

Como quarta igreja dessa lista de desaparecidas para a construção da avenida consta, ainda, a de Bom Jesus, de arquitetura jesuítica, originada de uma ermida erigida, em 1719, por um devoto. Possuia, ao lado, o hospital da Irmandade que dava frente para a Rua do Sabão, fundos para a Rua de São Pedro, e a lateral direita para a Uruguaiana. Aí esteve, em 1815, abandonado por meses, o corpo de Luis Carlos Martins Pena _diplomata, dramaturgo introdutor da comédia de costumes no Brasil_ morto em Lisboa e enviado ao Rio para sepultamento.

Logo após o fim da Guerra do Paraguai, passou a ser Rua General Câmara, em homenagem a José Antônio Correia da Câmara, segundo Visconde de Pelotas, comandante da vanguarda de nossas tropas em Cerro Corá, onde foi morto Solano López. Com a construção da Pres. Vargas foi a homenagem transferida para a esplanada do castelo e, embora tenha se tornado célebre como general, no novo logradouro aparece promovido a marechal.

Nenhum comentário: