quarta-feira, julho 02, 2008

Igreja da Urca

A igreja de NªSª do Brasil, na Av. Portugal, 772, Urca, foi construída em terreno doado, em 1929, pela Sociedade Anônima Empresa Urca. O projeto, do arquiteto Frederico Fialho Filho, teve suas linhas inspiradas nas capelas missioneiras da Flórida. A igreja foi inaugurada em 1934, e veio a se tornar, dois anos depois, matriz da paróquia da Urca e Praia Vermelha que inclui as capelas de São Pedro de Alcântara, na antiga reitoria da UFRJ, e de NªSª dos Navegantes, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a igreja teve apenas 3 párocos: Pe Solano Dantas, de 1931 a 1936, ano em que a igreja foi elevada a matriz; Pe Emanuel Barbosa, de 1936 a 1981; a partir daí, o Cônego Antonio José de Moraes.

No mar, à sua frente, há uma estátua de bronze de São Pedro, obra de Edgard Duvivier.

Houve tempo em que, a cada 29 de junho, uma procissão promovida pela paróquia percorria as ruas do bairro. Deixou de ser feita a partir de 1981 devido às dificuldades de conciliá-la com o trânsito. A procissão marítima promovida pelos pescadores de Jurujuba, por vezes se estende até a Urca. Neste ano de 2008, depois de dez anos de ausência, com mais de cem barcos participantes, teve a estátua de São Pedro novamente em seu trajeto, onde passou, por volta de meio-dia, saudada pelo pipocar dos fogos de artifício.

A igreja recém-contruída é mostrada na aquarela de autoria de Felisberto Ranzini. Na foto recente, pode-se notar a estátua de São Pedro, no mar, em frente à Igreja.





Nenhum comentário: