quarta-feira, agosto 20, 2008

Visconde do Rio Branco

José Maria da Silva Paranhos, visconde do Rio Branco, nasceu na cidade de Salvador, Bahia, a 16 de março de 1819. Freqüentou a Escola Naval e a Escola Militar mas formou-se em ciências matemáticas.

Exerceu as profissões de Professor, Jornalista, Servidor Público, Diplomata. Em 1851, foi secretário na missão do Rio da Prata, sob o comando do marquês do Paraná. Foi ministro, chefe de delegação e enviado especial em missões na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Teve como tarefa, ao término da guerra, em 1869, a organização do Governo Provisório do Paraguai.

Foi deputado provincial pelo Rio de Janeiro e deputado geral em várias legislaturas. Presidente de Província, Ministro de Negócios Estrangeiros, da Marinha, da Guerra e da Fazenda. Presidente do Conselho de Ministros de março de 1871 a junho de 1875, cabendo-lhe sancionar a Lei do Ventre Livre (28 de setembro de 1871). Maçom, presidiu, como Grão-Mestre, o Grande Oriente do Brasil. É o patrono da cadeira nº40, da ABL. Pai do Barão do Rio Branco.

Faleceu em 1880. Graças a uma subscrição pública organizada pelo Jornal do Commercio, teve um monumento erigido e inaugurado, em 1902, no Largo da Glória. O Visconde está sentado, com o uniforme de Senador do Império; no pedestal, uma figura feminina simboliza a História. Em 1938, quando da substituição do nome da Av. Salvador Correa de Sá para Av. Princesa Isabel, por motivo do cinqüentenário da Lei Áurea, o monumento foi removido da Glória para Copacabana; e na década de 1990, quando se reformou o canteiro central da avenida, o monumento foi transferido para a Praça Demétrio Ribeiro, junto à Rua Felipe de Oliveira.

A primeira foto mostra o monumento no Largo da Glória, com a igreja do outeiro ao fundo. A foto recente mostra sua localização atual na Praça Demétrio Ribeiro, e se pode ver, à direita, as galerias do Túnel Novo.



Nenhum comentário: