A Igreja de São João Baptista da Lagoa, construída em 1831, na Rua Voluntários da Pátria, 287, substituiu a Capela de Na. Sa. da Conceição criada pelo Príncipe D João, em 1809, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, para atender a rarefeita população do Catete à Gávea.
Conhecida como Igreja da Matriz, dá nome à rua que lhe fica
Foi onde Nilo Peçanha casou-se, em 1895, com Ana de Castro Belisário Soares de Sousa de aristocrática família de Campos dos Goytacases (cidade de nascimento de Nilo Peçanha). Foi um escândalo: a noiva teve que fugir de casa para casar-se, pois a união com um mulato era desaprovada pela família. Em 1903, Nilo Peçanha foi eleito sucessivamente senador e presidente do estado do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo até que, em 1906, foi eleito vice-presidente da república, assumindo a presidência, em 1909, por motivo do falecimento de Afonso Pena.
A igreja é de estilo neoclássico. Participaram de sua construção os arquitetos Francisco Joaquim Bettancourt da Silva, e Adolpho Morales de los Rios. Na foto, a fachada da igreja vista da Rua da Matriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário