Criado na Inglaterra em 1907, pelo general britânico Baden-Powell (1857-1941), o Escotismo comemora, neste ano, o seu centenário no Brasil.
Aqui chegou pelas mãos do pessoal de Marinha que foi receber os navios construídos pelos estaleiros ingleses, no início do século passado. Durante a construção, um pequeno grupo de brasileiros, que fiscalizava a construção, ficou morando na Inglaterra.
O Suboficial Amélio de Azevedo Marques era um deles. Matriculou o filho em um grupo de “Boy Scouts”. Este contato veio a interessar outros brasileiros. O resultado é que um grupo embarcado no “Encouraçado Minas Gerais”, comprou uniformes de “Boy Scouts” e os trouxeram para o Brasil.
O navio chegou ao Rio em 17 de abril de 1910, e já no dia 14 de junho, um grupo de Suboficiais embarcados nos navios da Esquadra fundou o Centro dos Boys Scouts do Brasil, no Catumbi, à Rua do Chichorro 13.
O Escotismo foi tão bem recebido que já a 11 de julho de 1917, por Decreto de nº 3297, o Pres. Wenceslau Braz declarou como de utilidade pública todas as associações brasileiras de escoteiros.
Grande escoteiro e iniciador dos Escoteiros do Mar foi Benjamin de Almeida Sodré (1892-1982). Talentoso no futebol, aos 16 anos já era titular do Botafogo de Futebol e Regatas (que veio a presidir em 1941), onde se sagrou campeão em 1910 e 1912. Fez parte de todas as seleções brasileiras de 1910 a 1916 e presidiu o Clube nos anos 1940. Ingressou no Movimento Escoteiro em 1917. Participou, em 1921, da fundação da Federação Brasileira de Escoteiros do Mar. Viria a ser conhecido, pelos escoteiros, como “Velho Lobo”, pseudônimo que adotara para assinar uma coluna sobre Escotismo na revista infantil “Tico-Tico”.
Benjamin Sodré escreveu e fez publicar, em 1925, o Guia Escoteiro. Foi um entusiasta do Escotismo e um importante divulgador da idéia de reunir em uma só organização, o Movimento Escoteiro, resultando daí a criação, em 1924, da União dos Escoteiros do Brasil. Fez brilhante carreira na Marinha, atingindo o Almirantado em 1954.
A foto superior mostra o Gen. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, criador do Escotismo; a inferior, o “Velho Lobo”, Mimi Sodré, com o uniforme do Botafogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário