quinta-feira, setembro 16, 2010

Morrotes do Inhangá

Na foto, obtida por volta de 1920 do alto do Morro do Cantagalo, vê-se bem a nítida separação que as elevações do Inhangá provocava no extenso areal que ia do Morro do Leme às pedras onde ficava a igrejinha com a imagem de Na Sa de Copacabana.

Por esta razão, a ladeira, primeiro dos acessos às praias ao sul da cidade, foi chamada de Ladeira do Leme, nome que ainda conserva, embora a área hoje chamada de Leme seja bem menor, entre a Av. Princesa Isabel ao Morro do Vigia.

Dos três morrotes mostrados, apenas o mais afastado do mar permanece. É cortado, em arco, pela Rua General Barbosa Lima (a que se tem acesso pela Rua Barata Ribeiro, em frente à Praça Cardeal Arcoverde). O morrete adjacente foi cortado para permitir a continuidade da Av. Na Sa de Copacabana, restando um resíduo que se encontra cercado pelos prédios da Av. Copacabana, Rua Fernado Mendes, Av. Atlântica e Rua República do Perú. O terceiro morrete teve parte demolida para a construção da piscina do Copacabana, e o restante posto abaixo, na década de 1950, para a construção do grupo de 3 edifícios: Chopin, Prelúdio e Balada.

A foto abaixo, de 1948, mostra os três morrotes já bem separados pelas vias públicas. À direita, a Rua Gen. Barbosa Lima, subindo o morrote maior. À esquerda, junto ao Copacabana Palace, o restante do morrote que seria retirado para a construção dos edifícios Chopin, Prelúdio e Balada. Na parte superior da foto o morrote nos fundos de casas da Av. Copacabana, hoje cercada de edifícios.

Finalmente, outra vista, da década de 1950, quando o grupo de edifícios era construído, ao lado do Copacabana Palace.










Nenhum comentário: