Os primeiros ônibus a tração mecânica a trafegar na cidade ligavam a Praça Mauá até o Passeio Público, nos idos de 1908. Por vezes, esses carros prosseguiam até a Praia Vermelha onde, à época, ocorria a Exposição. Por volta de 1911, a linha passou a ir regularmente até aquela Praia.
Por volta de 1913, inaugurava-se uma linha entre a Rua dos Beneditinos e a Praça da Bandeira. Em 1916 inaugurou-se a linha chamada “auto-avenida” (por percorrer toda a Avenida Rio Branco), com ônibus elétricos de rodas de borracha maciça, que não faziam ruído. Eram movidos a bateria.
Em 1933, apareceria a Empresa Nacional Auto-Viação Ltda. com serviço regular para vários bairros (Andaraí, Tijuca, Copacabana, Ipanema, Leblon, etc.).
Grande desenvolvimento teve o transporte por ônibus quando a empresa Light lançou os luxuosos carros da linha Clube Naval - Pavilhão Mourisco. Os carros eram providos de vários melhoramentos, inclusive forração em veludo.
Em 1928, a Light inaugurava ônibus de dois andares, que o povo, jocosamente, apelidou logo de “chope duplo”.
Na década de 1950, surgiu um ônibus logo apelidado pelo povo de Camões por se “caolho”.
Mais tarde surgiu o ônibus elétrico com hastes até um par de fios estendido entre postes. Foi introduzido pelo Governador Carlos Lacerda (1960-1965) e logo desapareceu. O povo o tinha apelidado de “chifrudo”.
As fotos mostram: (1) o “ônibus-avenida” em frente ao Palácio Monroe; (2) o ônibus de dois andares (chope-duplo); (3) o conhecido como “camões”; (4) o ônibus elétrico, “chifrudo”, circulando próximo ao outeiro da Glória.
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