quarta-feira, agosto 03, 2011

Estátua da Amizade

Por iniciativa da American Chamber of Commerce foram recolhidos donativos para presentear o Brasil, no centenário de nossa independência, com uma estátua figurando a amizade entre os dois paises.

Realmente, em 1922, foi presenteado ao Brasil o bronze de autoria do escultor americano Charles Keeke. Entretanto, faltava um pedestal à estátua. Passaram-se as administrações dos prefeitos Carlos Sampaio, Alaor Prata e Antonio Prado e a estátua permanecia guardada, por não dispor de pedestal, até que, em 1931, por ação do Sr. Pedro Viana da Silva, diretor de arborização e jardins (que viria, depois, a se tornar a Fundação Parques e Jardins) o escultor Benevenuto Berna concebeu um pedestal, de 4m de altura, com uma alegoria: dois medalhões entrelaçados, com os bustos de George Washington e de José Bonifácio, com duas palmas, representando as duas nações, e envolvidas por folhas de hera simbolizando a amizade perene. Pode, então, o monumento ser inaugurado em 4 de julho de 1931, na confluência das Avenidas Pres. Wilson, e Churchill. É de se notar, nas fotos, a vastidão ainda deserta da Esplanada do Castelo de um lado, e a Igreja de Santa Luzia, de outro.

Onze anos depois, e com um pedestal bem mais alto, foi o monumento reinaugurado na Praça Quatro de Julho, fronteira à Embaixada dos EUA, hoje Consulado, que se vê na foto acima;

A escultura de Charles Keeke representa uma mulher, em pé, sustentando na mão direita uma palma de louros e tendo na esquerda os pavilhões americano e brasileiro ornados com folhas de louro. Na cabeça, a mulher tem um barrete frígio. A estátua tem pouco mais de 4 metros de altura, sobre um pedestal de 8 metros.







2 comentários:

Nathália Cyllio disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo Blog, não há muitos lugares onde podemos saber da história Carioca. Sempre fico encantada com as esculturas e casarões antigos do Rio, aqui encontrei uma forma de saber o que são e significam.

Nathália Cyllio disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo blog!Existem tão poucos lugares falando sobre a história carioca. Tanta pena de ver lindas construções espremidas entre prédios e esculturas agora escondidas.
Sempre fico encantada com as esculturas e casarões antigos e aqui encontrei um lugar para saber o que dão e sigificam.