quarta-feira, maio 02, 2007

Igreja Nª Sª da Lapa dos Mercadores













Em 1743, vários moradores e comerciantes da Rua do Ouvidor ergueram um pequeno oratório dedicado à NªSª da Lapa dos Mercadores na esquina de uma casa, no trecho entre a Rua do Mercado e a Rua Direita (atual 1º de Março). Quatro anos mais tarde os comerciantes resolveram formar uma irmandade e construir uma igreja dedicada à NªSª da Lapa. Em 1747 foram lançadas as fundações e, em 1755 a estrutura estava pronta. Em 1766 prontificou-se a parte interna. Em 1862 a igreja sofreu uma grande remodelação que só terminou dez anos depois. Foram construídas uma nova entrada com três arcos neo-classicos tendo por trás, centralizada, a tôrre sineira. Durante essas obras, foi encontrado enterrado atrás da igreja um grande medalhão, em mármore de Lioz, representando a coroação de Nossa Senhora, provavelmente destinado à igreja da Ordem 3ª da Penitência, a quem pertencia o terreno, e que não o aproveitou. Foi então colocado na fachada principal, onde se encontra até hoje. Duas estátuas de santos, em mármore de Lioz, foram colocadas em nichos na fachada; uma terceira, representando a religião, foi posta na tôrre.

O interior, bastante colorido, possui talhas de Antônio de Pádua e Castro e trabalhos em estuque de Antônio Alves de Lima.

Quando da Revolta da Armada, um tiro disparado pelo encouraçado "Aquidabã" (em 25set1893) atingiu a torre, lançando ao chão a estátua. O fato de ter sofrido danos em apenas dois dedos, apesar da queda de mais de 25m de altura, foi considerado milagroso, razão pela qual tanto a estátua quanto o projetil estão guardados na sacristia.

A igreja fica na Rua do Ouvidor, 35

Nenhum comentário: