quarta-feira, dezembro 30, 2009

Pilogenio

Diz o “reclame” na Revista Careta de 14 de janeiro de 1928:

«O PILOGENIO serve-lhe em qualquer caso.

Se já quasi não tem, serve-lhe o PILOGENIO porque lhe fará vir cabello novo e abundante.

Se começa a ter pouco, serve-lhe o PILOGENIO, porque impede que o cabello continue a cahir,

Se ainda tem muito, serve-lhe o PILOGENIO porque lhe garante a hygiene do cabello.

Ainda para a extincção da caspa

Ainda para o tratamento da barba e loção de toillete O PILOGENIO

Sempre o PILOGENIO

Á venda em todas as pharmacias, drogarias e perfumarias.»

Como não mais existe à venda este tal Pilogênio, é de se julgar que não era tudo o que anunciava...

2 comentários:

=) disse...

DISCORDO!

Eu uso o remédio Pilogênio e é de fato muito bom! Para quem tem problemas no couro cabeludo, é excelente!
Só que hoje em dia, você não acha em qualquer farmácia, além de não ser um remédio barato, claro.

Mais o fabricante está de parabéns, pois há relatos da existência do remédio antes mesmo de 1900.

Aí, galera FICADIKA!*

Unknown disse...

PESSOAL!
Também concordo com a Jakeline e DISCORDO TOTALMENTE!!!
O Tónico Capilar Pilogênio é ótimo, é maravilhoso. Tinha um problema de queda de cabelo que me assustava e gastava um bom dinheiro em remédios manipulados, fórmulas milagrosas que os dermatologistas me receitavam, enfim, por muito tempo usei esses remédios sem que o problema tivesse um fim.
Usei o tônico Pilogênio que tem em sua formulação tintura de Jaborandi e como princípio ativo a Pilocarpina um alcalóide extraído das folhas da planta jaborandi (Pilocarpus pennatifolius), uma espécie vegetal disponível somente no Brasil. O pior de tudo pessoal, é o que está acontecendo com a planta Jaborandi, vejam só:
O Jaborandi parece ter destino semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos, entre o Pará e o Maranhão. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça.
Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo.
Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros. Um espécie ameaçada é o jaborandi (Pilocarpus jaborandi), muito utilizado em formulações cosméticas. Esta planta faz parte da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada em 1992 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Estimula o crescimento e renovação celular na pele e cabelos, utilizado na prevenção e tratamento da queda de cabelos de diversas causas. Contém alcalóides, especialmente a pilocarpina e óleos essenciais. Desta planta é extraido o cloridrato de pilocarpina, vasodilatador tópico, com aplicações médicas nas áreas de dermatologia, angiologia e oftalmologia.
É isso aí pessoal!
Precisamos ficar de olho nas nossas riquezas.
TEMOS O DEVER DE PRESERVAR PARA NÃO ACABAR!!
Tchau!