quarta-feira, janeiro 19, 2011

Palácio Guanabara e o Fluminense


Vemos o Palácio Guanabara e o campo do Fluminense nesta foto aérea de meados de 1920.

Nota-se a Rua Pinheiro Machado, ao pé da foto, em diagonal. O Palácio dá frente para a Rua Paissandu, então ainda ladeada de palmeiras, e mostra um jardim à sua frente. O jardim foi reduzido quando da duplicação da Rua Pinheiro Machado, na década de 1950, para a abertura do Túnel Santa Bárbara, e que levou, também, parte do campo do Fluminense.

Chamou-se Rua da Guanabara até 1915, quando foi assassinado o político gaúcho José Gomes Pinheiro Machado e a rua passou a ter o seu nome,.

A residência começou a ser construída, em 1853, pelo comerciante português José Machado Coelho, então dono do terreno. Em 1865, foi comprado pelo Império para servir de residência ao casal Princesa Isabel e Conde d’Eu. Sofreu reformas em 1908 para a visita do Carlos I, de Portugal (assassinado antes de viajar), e em 1920, para hospedar o rei Alberto I, da Bélgica. Foi residência de Presidentes da República e, a partir dos anos 1960, dos Governadores do Estado.

No Fluminense, a piscina coberta e as quadras de tênis podem ser vistas, mas o ginásio ainda não havia sido construído. A grande arquibancada social encobre parte da sede do clube.

A foto abaixo mostra a Rua Paissandu na década de 1930.


3 comentários:

Ricardo Galeno disse...

Lembrando que o pedaço de terra no abaixo era o campo do fRamengo.

Ricardo Galeno disse...

Lembrando que o pedaço de terra abaixo era o antigo campo do flamengo.

FlavioM disse...

Na segunda foto, dá para se ver um pouco do calçamento da Rua Paysandu, que era muito especial, feito em uma espécie de cerâmica, mais "confortável" que os paralelepípedos ou outras pedras normalmente usados. Parte desse calçamento ainda está lá, embaixo do asfalto, embora tenho sido muito danificado pela "escarificadora", em "obra" de calçamento feita no fim dos anos 1990.