quarta-feira, março 25, 2009

Capela Nossa Senhora da Cabeça


A pequena igreja, situada à Rua Faro nº 80, no bairro do Jardim Botânico, é uma das mais antigas da cidade. Sua construção se deu por volta de 1603, em terras do Engenho d'El Rei que se estendia desde a Lagoa Rodrigo de Freitas _então chamada de Sacopenapã_ até o sopé do Corcovado, e do Humaitá até a Gávea. Hoje, está em terreno da Casa Maternal Mello Matos, um abrigo para crianças mantido por religiosas.

Embora tenha sido submetida a obras em 1856 e na primeira metade do século XX, manteve os traços característicos da época em que foi construída. Fachada simples, com frontão triangular, porta com beirais de cantaria, duas janelas gradeadas e entrada com alpendre sustentado por duas colunas toscanas.

Pode ser visitada, de segunda à sexta-feira, de 09:00 às 16:30h. Contato pelo telefone (21) 2512-5565.

A cabeça a que se refere a designação é o nome de um pico da Serra Morena, na Andaluzia, Espanha, onde, em 1227, em meio a uma fogueira, Nossa Senhora apareceu diante do pastor Juan de Rivas. Pedia que o pastor fosse à vila de Andújar avisar ao povo que Deus queria que fosse, naquele local, construído um santuário. Juan prometeu atender ao pedido, mas receou que não acreditassem nele. A Virgem, então, restituiu-lhe o braço que lhe havia sido decepado na luta contra os mouros; o milagre serviria de prova. A população, entusiasmada, proclamou Nossa Senhora da Cabeça padroeira da vila, e construiu, no local da aparição, um belo santuário.

Um comentário:

soms disse...

Sou devota de Nossa senhora da Cabeça, pois tenho um filho especial q tem 09 anos e atraves dela das minhas preces vou aprendendo a lidar c ele, pois ele e muito eletrico. Mas agradeço a DEUS por tamanho presente. O amo muito e sempre rezo pela felicidade dele. Amem! Achei deslumbrante a Capela de Nossa Senhora da Cabeça.