quarta-feira, junho 17, 2009

Auto Socorro Urubu



Desde os anos 1950, e por cerca de 30 anos, Isaias da Silva, apelidado Urubu, fez ponto em frente ao Bar Igrejinha, na Rua Francisco Otaviano, perto da esquina da Av. Copacabana, pronto a prestar socorro mecânico aos cariocas, fosse de dia, fosse à noite.

Seu carro-guincho, apelidado de Soneca, um veículo adaptado, velho e cheio de mazelas, precisava de muita água para o motor não fundir; e estava, há anos, a pedir pneus novos e uma demão de pintura.

Era facilmente reconhecido quando ia em socorro de algum motorista em apuros, e, com um aceno, respondia a saudação de motoristas e pedestres. Na boléia, o vira-latas Pega-Firme, seu fiel companheiro. O cão, originalmente branco, já era cinza devido à graxa e sujeira acumuladas.

O trio Urubu, Pega-Firme e Soneca era popular no bairro. Atendia a chamados feitos ao telefone do Bar Igrejinha e, não raro, se via Urubu, ora ocupado em reparos de emergência na rua, fosse em Fuscas, Impalas ou Cadillacs, ora rebocando carros batidos ou necessitados de maiores cuidados, ,

Isaias “Urubu” da Silva aprendeu mecânica servindo ao Exército. Desmobilizado, foi motorista de lotação, trabalhou em oficinas, mas se realizou, de fato, no serviço por conta própria com o carro-reboque. Sua tabela de preços era variável, dependia da cara do freguês, mas sempre razoável.

Figura folclórica da Zona Sul, Urubu permanece na memória daqueles que o conheceram, ou dele precisaram em horas difíceis.

Na foto do carro-reboque na Av.Atlântica, pode-se ver Pega-Firme em seu posto, na janela do motorista.




Nenhum comentário: