quarta-feira, abril 14, 2010

Palácio Universitário

Surgido com o desejo de marcar a maioridade do Imperador Pedro II (ocorrida em 1840), o edifício em estilo neo-clássico, na esquina da Av. Pasteur com a Av. Venceslau Braz, foi construído no período de 1842 a 1852.

Inaugurado como «Hospício D. Pedro II» recebeu os doentes que até então eram mantidos no centro da cidade pela Santa Casa da Misericórdia. Teve seu nome alterado, por Decreto de 1890, para «Hospício Nacional de Alienados», instituição que, em 1944, é transferida para Jacarepaguá.

A Reitoria da Universidade do Brasil ocupa o prédio em 1949, e o submete à restauração que preserva o estilo arquitetônico original e termina em 1953, quando algumas faculdades são instaladas no local. Em 1961, a Universidade do Brasil passou a chamar-se Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com a construção da Cidade Universitária, na ilha do Fundão, a Reitoria transferiu-se, deixando no prédio de Botafogo algumas de suas unidades.

A foto de 1885 mostra, no canto direito, trecho do então Hospício D.Pedro II. As imagens abaixo mostram, o prédio ainda em frente ao mar _praia da Saudade, onde hoje fica o Iate Clube do Rio de Janeiro_ e a fachada, já como Palácio Universitário.










Nenhum comentário: