quarta-feira, abril 07, 2010

Rua Paulo Barreto


Pequena rua em Botafogo homenageia o jornalista, contista, cronista e teatrólogo João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1881, era filho de Alfredo Coelho Barreto, um gaúcho positivista, e de Florência, uma bela negra dez anos mais moça. Aos 18 anos tornou-se jornalista. Fez parte do grupo de colaboradores de José do Patrocínio no jornal Cidade do Rio, quando adotou o pseudônimo João do Rio, o mais conhecido dentre os muitos que usou.

Foi redator de importantes diários como a Gazeta de Notícias e O País. Fundou o jornal A Pátria que dirigiu até sua morte, em junho de 1921. Ocupou, desde 1910, a cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras, e participou da fundação, em 1917, da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais que, mais tarde, presidiu.

Revolucionou a maneira de redigir as notícias, dinamizando o jornalismo, até então cheio de arcaísmos e pompas vazias.

Deixou muitas obras que, infelizmente, perderam popularidade com o passar dos anos. Conhecido continua o livro A Alma Encantadora das Ruas. Dentre seus contos a sátira O Homem da Cabeça de Papelão. O sítio Domínio Público disponibiliza 5 de suas obras.


Nenhum comentário: