A praça que existia na Rua dos Andradas, entre Gen. Câmara e São Pedro era conhecida por Largo do Capim por ser local do mercado oficial de capim e forragem para os animais de montaria e tração de veículos. Em 1869 teve seu nome alterado para Praça General Osório, voltando a ter a denominação original em
quarta-feira, junho 27, 2007
Largo do Capim
quarta-feira, junho 20, 2007
Escola de Belas Artes
A Imperial Escola de Belas Artes passou a funcionar. em 1826, em prédio próprio, projeto de Grandjean de Montigny, na Travessa do Sacramento (atual Av. Passos) sendo inaugurado pelo Imperador D. Pedro I.
Passou a chamar-se Escola Nacional de Belas Artes, a partir de 1890. No início do séc XX, com a abertura da Av. Central, passou a funcionar no prédio projetado por Morales de los Rios, onde hoje funciona o Museu de Belas Artes.
Em 1931, a ENBA passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro e, em 1937, a Universidade do Brasil.
Em 1965 teve seu nome alterado para Escola de Belas Artes, passando a fazer parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ.
Quando da demolição do prédio de Montigny, ocorrida em 1939, seu portal, em mármore e granito, foi transladado para o Jardim Botânico, e instalado no final da Aléia das Palmeiras (oficialmente Aléia Barbosa Rodrigues).
A foto de Marc Ferrez, de 1891, é do prédio de Montigny na Travessa do Sacramento. A estátua de João Caetano está, hoje, em frente ao Teatro que leva seu nome, na Praça Tiradentes.
quarta-feira, junho 13, 2007
Jardim Botânico
Com a chegada de D. João, as terras foram desapropriadas dos descendentes de Rodrigo de Freitas e loteadas, reservando, a coroa, largo trato de terra (1,4milhões de m2) onde o príncipe, em 13 de junho de 1808, criou o Jardim de Aclimação com a finalidade de aclimatar as plantas procedentes do Oriente, como cânfora, nogueira, jaqueira, cravo da India e chá da China. Quatro meses depois, em 11 de outubro, teve seu nome alterado para Real Horto Botânico.
Ali D. João plantou, em 1809, a primeira palmeira imperial, um exemplar de Roystonea oleracea trazido do Caribe, de onde é originária. Foi intitulada Palma Mater por ter sido a mãe de todas as outras. Os escravos tinham ordens de destruir as sementes excedentes, para que a espécie fosse exclusividade do Horto, mas eles as vendiam, e em muitas propriedades elas foram plantadas. Para avaliar a longevidade dessa espécie, basta dizer que a Palma Mater foi atingida por um raio, em 1972, tendo sua vida interrompida aos 163 anos de idade.
Com a independência, foi aberto ao público com a designação de Real Jardim Botânico. Seu diretor, o frade carmelita Leandro do Sacramento, professor de botânica e estudioso da flora brasileira, organizou um catálogo das plantas cultivadas e introduziu inúmeros melhoramentos
O terreno original compreendia os dois lados da Rua Jardim Botânico. No governo do Prefeito Carlos Sampaio (1920-1922) foi desapropriado o trecho junto à lagoa onde se construiu, em 1924, com projeto de Archimedes Memória, o Jockey Clube. O Jardim Botânico guarda, também, muitas obras de arte e curiosidades que serão, oportunamente, mostradas e comentadas neste blog.
quarta-feira, junho 06, 2007
Matadouro
O primeiro matadouro da cidade foi instalado em 1774 por ordem do vice-rei _Marquês de Lavradio_ na praia de Sta Luzia, perto de onde hoje está o obelisco da Av. Rio Branco.
No mapa, datado de 1838, pode-se ver assinalado o matadouro, próximo ao convento da Ajuda e ao Passeio Público. Em 1853, com a maior freqüência nas cercanias, o local _impróprio de há muito_ ficou insustentável para sua permanência, razão pela qual o transferiram para um aterrado, lá para os lados de São Cristovão.
Neste novo local (hoje Praça da Bandeira), o matadouro propiciou o desenvolvimento no entorno, progresso que acabou por provocar, em 1881, uma nova mudança, desta vez para Santa Cruz.
Em 1884 a Estrada de Ferro D. Pedro II (a partir de 1899 designada Central do Brasil), abriu o ramal do Matadouro, com os trilhos a contornar o prédio, distante apenas 700m da Estação de Santa Cruz. Este ramal funcionou até os anos 1980, quando foi desativado.