quarta-feira, junho 27, 2007

Largo do Capim


A praça que existia na Rua dos Andradas, entre Gen. Câmara e São Pedro era conhecida por Largo do Capim por ser local do mercado oficial de capim e forragem para os animais de montaria e tração de veículos. Em 1869 teve seu nome alterado para Praça General Osório, voltando a ter a denominação original em 1917. A Cia Federal de Fundição construiu, em 1913, um pequeno mercado que substituiu as bancas improvisadas mostradas na foto de Malta, de 1912.

Desapareceu, em 1943, quando da construção da Av. Pres. Vargas. A Rua Gen Câmara tornou-se a pista do lado impar da nova avenida, enquando a Rua São Pedro passou a ser a pista do lado par.

quarta-feira, junho 20, 2007

Escola de Belas Artes














A Imperial Escola de Belas Artes passou a funcionar. em 1826, em prédio próprio, projeto de Grandjean de Montigny, na Travessa do Sacramento (atual Av. Passos) sendo inaugurado pelo Imperador D. Pedro I.


A IEBA sucedia a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, criada por D.João VI, já soberano do Reino Unido, por decreto de 12 de agosto de 1816.


Passou a chamar-se Escola Nacional de Belas Artes, a partir de 1890. No início do séc XX, com a abertura da Av. Central, passou a funcionar no prédio projetado por Morales de los Rios, onde hoje funciona o Museu de Belas Artes.


Em 1931, a ENBA passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro e, em 1937, a Universidade do Brasil.


Em 1965 teve seu nome alterado para Escola de Belas Artes, passando a fazer parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ.


Quando da demolição do prédio de Montigny, ocorrida em 1939, seu portal, em mármore e granito, foi transladado para o Jardim Botânico, e instalado no final da Aléia das Palmeiras (oficialmente Aléia Barbosa Rodrigues).


A foto de Marc Ferrez, de 1891, é do prédio de Montigny na Travessa do Sacramento. A estátua de João Caetano está, hoje, em frente ao Teatro que leva seu nome, na Praça Tiradentes.




quarta-feira, junho 13, 2007

Jardim Botânico

A área do Jardim Botânico é de ocupação das mais antigas da cidade. Desde o século XVI era disputada por vários pretendentes, em especial André Mendes Leão, Sabastião Varella e o mais famoso deles, Rodrigo de Freitas Mello e Castro que, em 1620, era proprietário da área que vai do atual Humaitá ao que hoje é o Leblon, incluindo a lagoa que leva seu nome.

Com a chegada de D. João, as terras foram desapropriadas dos descendentes de Rodrigo de Freitas e loteadas, reservando, a coroa, largo trato de terra (1,4milhões de m2) onde o príncipe, em 13 de junho de 1808, criou o Jardim de Aclimação com a finalidade de aclimatar as plantas procedentes do Oriente, como cânfora, nogueira, jaqueira, cravo da India e chá da China. Quatro meses depois, em 11 de outubro, teve seu nome alterado para Real Horto Botânico.

Ali D. João plantou, em 1809, a primeira palmeira imperial, um exemplar de Roystonea oleracea trazido do Caribe, de onde é originária. Foi intitulada Palma Mater por ter sido a mãe de todas as outras. Os escravos tinham ordens de destruir as sementes excedentes, para que a espécie fosse exclusividade do Horto, mas eles as vendiam, e em muitas propriedades elas foram plantadas. Para avaliar a longevidade dessa espécie, basta dizer que a Palma Mater foi atingida por um raio, em 1972, tendo sua vida interrompida aos 163 anos de idade.

Com a independência, foi aberto ao público com a designação de Real Jardim Botânico. Seu diretor, o frade carmelita Leandro do Sacramento, professor de botânica e estudioso da flora brasileira, organizou um catálogo das plantas cultivadas e introduziu inúmeros melhoramentos

O terreno original compreendia os dois lados da Rua Jardim Botânico. No governo do Prefeito Carlos Sampaio (1920-1922) foi desapropriado o trecho junto à lagoa onde se construiu, em 1924, com projeto de Archimedes Memória, o Jockey Clube. O Jardim Botânico guarda, também, muitas obras de arte e curiosidades que serão, oportunamente, mostradas e comentadas neste blog.

Na foto da Lagoa (postal de 1930), pode-se ver, no canto direito, parte do Jardim Botânico.

quarta-feira, junho 06, 2007

Matadouro

O primeiro matadouro da cidade foi instalado em 1774 por ordem do vice-rei _Marquês de Lavradio_ na praia de Sta Luzia, perto de onde hoje está o obelisco da Av. Rio Branco.

À época, a orla até a igreja de Santa Luzia era desprovida de moradias, e o caminho existente era frequentemente invadido pelo mar. Essa situação começou a mudar quando D. João, devoto de Santa Luzia, mandou alargar o caminho para possibilitar a passagem de sua carruagem.

No mapa, datado de 1838, pode-se ver assinalado o matadouro, próximo ao convento da Ajuda e ao Passeio Público. Em 1853, com a maior freqüência nas cercanias, o local _impróprio de há muito_ ficou insustentável para sua permanência, razão pela qual o transferiram para um aterrado, lá para os lados de São Cristovão.

Neste novo local (hoje Praça da Bandeira), o matadouro propiciou o desenvolvimento no entorno, progresso que acabou por provocar, em 1881, uma nova mudança, desta vez para Santa Cruz.

Em 1884 a Estrada de Ferro D. Pedro II (a partir de 1899 designada Central do Brasil), abriu o ramal do Matadouro, com os trilhos a contornar o prédio, distante apenas 700m da Estação de Santa Cruz. Este ramal funcionou até os anos 1980, quando foi desativado.

Nota: o mapa exibido consta do sítio www.serqueira.com.br