quarta-feira, julho 29, 2009

Almirante Barroso - monumento

O monumento ao Almirante Barroso foi inaugurado em 1909, na praia do Flamengo, entre a Av. Beira-Mar e o local onde, em 1923, seria erguido o Hotel Glória.

Em 1977, foi transferido para o final da Praça Paris, na altura da Glória.

A estátua é obra do escultor José Otávio Correia Lima, tem 2 metros de altura e fica sobre uma coluna cilíndrica, a 8 metros do solo. O pedestal, que contém os restos mortais do Barão do Amazonas, ostenta as seguintes legendas: «Riachuelo - 11 de Junho de 1865» e «Ao Almirante Barroso - a Nação». Duas figuras aladas representam a Pátria e a Vitória. Há, ainda, quatro medalhões, nos ângulos, com efígies dos oficiais Oliveira Pimentel, Pedro Afonso Ferreira, Feliciano Maia, e Lima Barros; unindo os medalhões, os nomes dos navios e comandantes que participaram da Batalha Naval do Riachuelo. Mais abaixo, medalhões com as figuras do Guarda-Marinha Greenhalg e do Imperial Marinheiro Marcílio Dias.




quarta-feira, julho 22, 2009

Largo do Machado

Surgiu como Campo das Laranjeiras, no inicio da Rua das Laranjeiras, rua que acompanhava o curso do Rio Carioca.

Foi alinhado e classificado como logradouro público em 1810.

Nele estabeleceu-se um acougue, que exibia, como emblema, a figura de um enorme machado, razão pela qual passou a ser conhecido como Largo do Machado.

O nome pegou, e o povo continuou chamado-o assim, mesmo quando a municipalidade nomeou-o, oficialmente, de Largo da Glória, em razão da Igreja Matriz da Glória, construída a partir de 1842 e, depois, de Praça Duque de Caxias, graças à inauguração, em 1899, da estátua eqüestre de Caxias, mais tarde transferida para a frente do Palácio da Guerra, junto à Central e diante da Praça da República.

A foto, de Auguste Stahl, mostra calceteiros colocando pedras portuguesas na praça. A vista aérea é de 1921.


quarta-feira, julho 15, 2009

Igreja de São Pedro Príncipe dos Apóstolos

Neste postal de 1920 vê-se o cruzamento da Av. Paulo de Frontin com a Rua do Bispo. À direita, a Igreja de São Pedro Príncipe dos Apóstolos com sua cúpula e, ao fundo, o Corcovado.

Construída pelo Prefeito Paulo de Frontin, com o nome de Av. Rio Comprido, encaminhava o canal regularizador do curso do Rio Comprido. Teve, mais tarde, o nome alterado para Av. Paulo de Frontin.

Sobre ela construiu-se, na década de 1970, o Elevado Engenheiro Freyssinet que liga a saída do Tunel Rebouças à Praça da Bandeira.

quarta-feira, julho 08, 2009

Praia da Saudade

Interessante foto publicada pela revista LIFE, desde o Morro da Urca, na década de 1930. A estátua do Cristo já está no alto do Corcovado.

Em primeiro plano vê-se o aterro que se fazia na Praia da Saudade, onde está situado o Iate Clube Brasileiro que se vê na foto de 1949.

É notável a pouca quantidade de edifícios na primeira foto, em um Botafogo dominado por casas.





quarta-feira, julho 01, 2009

Avenida Beira Mar


Dois interessantes postais do Rio antigo:

O primeiro mostra, no início do século XX, a Av. Beira Mar em direção ao Palácio Monroe. Vê-se, à esquerda, o Passeio Público e um dos torreões que ladeavam a varanda que então existia. É de se notar o Morro do Castelo, ao fundo, e, junto à avenida, o Obelisco; mais além, as torres da Igreja de Sta Luzia.

O segundo, em fotografia tirada do Palácio Monroe, mostra o chamado Cais da Lapa, em frente ao Passeio Público, cujo terraço se vê inteiro, com os torreões que seriam demolidos no início da década de 1920. Vê-se, também, o amplo espaço a ser ocupado pela Praça Paris. Mais além, divisa-se o outeiro da Glória, com sua Igreja.