O morro da Urca mergulhava diretamente no mar até que, por ideia do engenheiro português Oscar d'Almeida Gama, foi feito um aterro, na década de 1920, utilizando parte do material retirado do Morro do Castelo.
O bairro teria o nome de Lavolina, o mesmo da fábrica de xampú de Oscar Gama; mas esse nome não pegou, prevalescendo o de Urca, o nome do rochedo, assim denominado, desde os tempos da fundação da cidade, pela semelhança com o casco de uma embarcação holandesa comum à epoca.
A ponte que liga o bairro à Av. Pasteur havia sido construída, em 1908, para a atracação das barcas da Cantareira que traziam visitantes para a exposição internacional que ocorreu na Praia Vermelha, em comemoração do centenário da abertura dos portos.
Vemos nas fotos: a Enseada de Botafogo em 1893, foto de Gutierrez; a ponte, com uma barca atracada, em 1908; o andamento das obras, em 1927; e a praia com o cassino, em 1935.
5 comentários:
Amigo Brack, sou "urcano", nasci na rua Otavio Correa, 270. Sempre soube q o nome do bairro deve-se à firma q execitou a obra
de aterro, arruamento, etc, q chamava-se UR banização CA rioca, URCA.Mas já tinha ouvido a sua versão tb.
Abraços,
Acos
Amigo Antonio Carlos:
De fato, há esta versão. No entanto, o nome de Urca vem do tempo da fundação da cidade. A companhia que executou a obra contém a palavra Urca por inteiro.
Agradeço o comentário.
Brack
Vontade de ser carioca e morar na urca..
Me deu vontade de ser carioca prá morar na urca (sou mexicano )
Vontade de ser carioca e morar na urca..
Postar um comentário