quarta-feira, abril 27, 2011

Estádio do Flamengo na Gávea


A foto acima mostra uma vista, nos anos 1940, do chamado Estádio da Gávea.

É de se notar que o campo ficava bem junto ao espelho dágua, e não era raro a bola ir parar na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O estádio é visto no alto da foto aérea onde se nota a distância que, hoje, existe entre o gramado e a Lagoa, fruto de aterros.

Na terceira imagem, vê-se o estádio no canto superior direito da foto que visava mais mostrar a Favela da Praia do Pinto, e a da Ilha das Dragas. A primeira foi desalojada para a construção da chamada Selva de Pedra (quadra limitada pelas Ruas Gilberto Cardoso, Fadel Fadel, Humberto de Campos e Afranio de Melo Franco), tendo seus antigos moradores alojados no Conjunto construído por iniciativa de Dom Elder Câmara no início do Leblon, junto ao Jardim de Alah. Notem que o Clube Monte Líbano já havia sido construído na Av. Borges de Medeiros, junto à Lagoa.

Os mais atentos perceberão que o campo foi ligeiramente deslocado no sentido do Leblon (a arquibancada deixou de ficar no centro do campo). Este deslocamento foi para que se pudesse construir entre ele e o Jockey, a Rua Mário Ribeiro.





Um comentário:

Pessoa disse...

O projeto original previa um estádio para 20mil pessoas, fechando o anel em estrutura de concreto que existe hoje. Com a construção do Maracanã a partir de 1949 abandonou-se a finalização do estádio.